Vem aí a Segunda Fase do Projeto Constelações

A clássica visão da educação, do professor que ensina enquanto os alunos prestam atenção e copiam já ficou ultrapassada. Os novos modelos de educação postulam ao aluno no como objeto de instrução; e sim como aprendizes ativos, estimulados a construir seu próprio conhecimento.

Através da aprendizagem significativa o aluno associa uma informação nova a uma que já possui; reajustando e reconstruindo ambas neste processo.

Este conceito está dentro do marco da psicologia Construtivista e propõe um enfoque didático integral que pressupõe especificamente a ação do aluno.

O processo de aprendizagem tem como objetivo realizar, concretizar e finalmente apresentar o produto de dessa ação.

O projeto Constelações propicia a experimentação de vários projetos interdisciplinares, e tem entre seus objetivos trabalhar o letramento tecnológico e a resolução criativa de problemas.

Com este fim, os alunos são estimulados a realizar tarefas variadas desenvolvendo e potencializando múltiplas habilidades.

A primeira fase do projeto foi o agrupamento dos alunos em equipes denominadas; Apus, Aquário, Pegasus e Órion.

Todas as equipes receberam as tarefas a realizar relacionadas ao âmbito cultural, ação solidária e a prática das diferentes inteligências.

O próximo encontro das Constelações será dia 31 de março. Este momento será uma oportunidade para confraternizar e acompanhar o andamento dos trabalhos.

Não perca!