BERÇÁRIO E EDUCAÇÃO INFANTIL ( de 0 a 5 anos)

O projeto pedagógico do Colégio Conhecer é organizado a partir de quatro valores essenciais:

  • Família
  • Acolhimento
  • Desenvolvimento Humano
  • Respeito

Educação Infantil

Berçário

O primeiro ano de vida do bebê é muito importante para o seu desenvolvimento. Acolhemos os bebês a partir de cinco meses, com muito profissionalismo e afeto, preparamos espaços para que possam se movimentar livremente na direção de suas conquistas individuais e coletivas.

Proposta Pedagógica

Em uma chácara com 14.000 m2 realizamos nosso projeto pedagógico, permitindo à criança um contato com a natureza, estimulando a aprendizagem, a curiosidade e o cuidado.

A Educação Infantil do Colégio Conhecer tem como objetivo principal o desenvolvimento integral da criança, levando em conta seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.

O educar significa: escutar, cuidar, interagir, brincar e aprender em situações orientadas por profissionais capacitados, respeitando a diversidade e a individualidade de cada aluno. Valorizando o brincar, os materiais não estruturados, as diferentes linguagens e a pedagogia de projetos didáticos que são desenvolvidos todos os anos.

O envolvimento dos pais com o processo de aprendizagem das crianças é fundamental para que desenvolvam ao máximo seus potenciais. Em nossa proposta pedagógica, valorizamos a parceria entre escola e família, adotando diversas ações de aproximação e participação dos pais na vida escolar.

– Movimento
– Educação Física
– Linguagens
– Música
– Educação Bilíngue
– Artes
– Natureza

MÚSICA: A PARTIR DO BERÇÁRIO

Nas aulas de musicalização infantil as crianças se desenvolvem de forma lúdica através de jogos, brincadeiras e exploração de fontes e materiais sonoros, aspectos específicos da linguagem musical como os parâmetros do som: timbre, altura, intensidade e duração. Explora, experimenta e desenvolve uma escuta ativa, crítica e criativa.

EDUCAÇÃO BILÍNGUE: A PARTIR DO BERÇÁRIO

O Colégio Conhecer oferece dentro da grade curricular diária a educação bilíngue (60 minutos por dia, totalizando 5 horas semanais), ministrados por professores qualificados com o apoio do livro da MacMillan. A integração de conteúdo e língua dentro da proposta pedagógica da escola permite que nossos alunos se desenvolvam mais rapidamente nesse processo de aquisição do segundo idioma.

ADAPTAÇÃO ESCOLAR

O início da vida escolar ou a entrada em uma nova escola são momentos muito importantes na vida das crianças. A adaptação deve respeitar o tempo de cada uma, até que ela se sinta segura no ambiente ainda desconhecido. O tempo de permanência na escola deve aumentar gradativamente, para que o aluno adquira confiança de que aquele é um espaço interessante e de que os pais voltarão para buscá-lo.

INSPIRAÇÕES

HOWARD GARDNER

Teoria das Inteligências Múltiplas

EMILIA FERREIRO

Revolucionou a alfabetização

LORIS MALAGUZZI

Iniciador da abordagem de Reggio Emilio

LEV VYGOSTKY

Pai do socioconstrutivismo

CÉLESTIN FREINET

Fundador da pedagogia do “bom senso”