Novo Projeto Pedagógico
As mudanças pedagógicas para 2020 propõem preparar ao aluno para o futuro. As oportunidades que este novo modelo de aprendizagem oferece são inúmeras; dentre elas, a maior integração entre as disciplinas, amplia as possibilidades intelectuais e a capacidade de enfrentar desafios de maior complexidade.
Nos anos finais do Ensino Fundamental ocorre a transição da infância para a adolescência. Neste período é de total relevância desenvolver autonomia, valores éticos e morais, inteligência emocional e adquirir competências e habilidades para novos desafios.
Projetos Educativos 2020
Empreender na Escola
Esta metodologia é uma ferramenta pedagógica que facilita a aquisição de diferentes conhecimentos curriculares segundo a temática, habilidades e competências.
Tem o objetivo de desenvolver e potencializar as características que compõem o perfil empreendedor.
Aprender Fazendo
A cultura Maker, muito presente na educação atual, oferece a oportunidade da vivência, ser protagonista da própria aprendizagem. Trata-se do desenvolvimento de distintos projetos interdisciplinares como metodologia de ensino.
Atualmente a escola desenvolve um projeto piloto aplicando este modelo educacional; “Arquitetos do Futuro” desenvolvido na disciplina de Idioma Espanhol; no qual alunos do 6º ano estão construindo uma casa em miniatura.
Horta Educativa
O projeto Horta Educativa tem como objetivo fortalecer o trabalho educacional voltado à formação de valores sociais e culturais.
Seguindo os princípios da UNICEF, a proposta promove implantar práticas saudáveis de alimentação através da preparação de um guia alimentar e o cultivo de alimentos.
Através deste projeto os alunos desenvolvem; sensibilização à natureza, noções de compostagem, reciclagem de lixo, hábitos alimentares e organização do trabalho.
Blog Almanaque Cultural
Por meio deste projeto se pretende intensificar as práticas pedagógicas sobre gêneros textuais, como forma de envolver ao aluno como autor do seu conhecimento. O objetivo é ampliar o seu repertório de leitura, incentivar a escrita e a leitura e promover o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação para a formulação e fomento a redes sociais e culturais, na transformação social e política e a geração de autonomia das realidades locais.
Projeto Constelações
O projeto pedagógico Constelações foi desenhado para ofertar ao aluno uma aprendizagem significativa e global.
Embasa sua metodologia em duas teorias; a teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner e o conceito de Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel.
Esta metodologia de ensino estimula todas as áreas potenciais dos alunos, visando desenvolver suas diferentes inteligências e descobrir suas aptidões; desenvolvendo aspectos cognitivos e sócio emocionais.
A proposta incentiva relacionar fenômenos de distintas áreas do conhecimento; desenvolver habilidades e competências variadas, desenvolver empatia e trabalho em equipe; refletir sobre as informações, compreendê-las e aplica-las na realização de atividades.
As distintas inteligências trabalhadas neste projeto são:
Inteligência Linguística: ligada à capacidade de usar a fala e a escrita para um fim, assim como a habilidade de aprender idiomas.
Inteligência Espacial: a capacidade de compreensão, reconhecimento e manipulação de situações que estejam considerando a visão como fator determinante.
Inteligência Corporal: relacionada à capacidade de utilizar os movimentos corporais para resolução ou demonstração de algo.
Inteligência Interpessoal: ligada ao entendimento das intenções e desejos das pessoas. Reflexo direto na relação social do indivíduo em grupo.
Inteligência Musical: busca despertar a aptidão por compor, tocar ou estar inserido no universo dos padrões musicais.
Inteligência Natural: relacionada ao reconhecimento e classificação de uma espécie da natureza.
Inteligência Intrapessoal: ligada ao desenvolvimento e compreensão de si para poder agir para alcançar objetivos pessoais.
O projeto Constelações foi pensado para além de desenvolver diversas habilidades, possibilitar ao aluno a trabalhar com motivações: Entorno Seguro, Reconhecimento, Pertinência, Desafio, Progresso e Propósito; integrando estas atividades ao Projeto Pedagógico da escola.